terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Alfa e Beto

Em construção...

Fundamentação e proposta pedagógica
Aprender a Ler - Ler para Aprender
       A proposta pedagógica do Programa Alfa e Beto de Alfabetização tem sua fundamentação nas recomendações da Ciência Cognitiva da Leitura e na análise das ações pedagógicas desenvolvidas em vários países que se utiliza do sistema alfabético da escrita.
Com as últimas descobertas feitas

as a aprender a ler.
Para Aprender a Ler, a criança precisa:
  • Adquirir o Princípio Alfabético:
  • Isso significa que a criança deve ser capaz de entender que uma palavra é diferente de um objeto real ou de uma imagem.  A palavra Á R V O R E usa uma forma de representação (ou código) diferente da árvore plantada no jardim ou do desenho de uma árvore.
  • As palavras não são como desenhos, que representam os objetos de maneira figurativa; são compostas por símbolos, as letras. Cada letra tem um papel na palavra: representa um pedaço dos fonemas (ou sons) que formam uma palavra. Se mudar uma letra, muda a palavra.
  • Para adquirir o Princípio Alfabético, a criança precisa adquirir competências, tais como: segmentar palavras, identificar as letras, identificar os fonemas.
  • Aprender a decodificar (ou: aprender o Princípio Ortográfico):
  • Decodificar significa decifrar o código. O código alfabético representa, isto é, codifica os fonemas da língua por meio de grafemas (letras individuais ou dígrafos). Aprender o código significa identificar o valor sonoro da letra e usar esse conhecimento para "decifrar" ou "decodificar" o que está escrito.
  • Para isso, a criança precisa aprender o valor do fonema (isto é, o som) e sua forma de representação gráfica (qual letra pode representar esse fonema) e a emendar ou juntar os fonemas para pronunciar a palavra. O mesmo vale para a escrita: o aluno decodifica o som em fonemas, identifica os grafemas correspondentes e os registra no papel.
  • Para aprender a emendar ou juntar fonemas, para ler ou para aprender a soletrar, para escrever, a criança precisa aprender e praticar técnicas de análise e síntese de fonemas.
  • Desenvolver fluência de leitura:
    • O desenvolvimento da fluência da leitura passa por três etapas: decodificar, reconhecer palavras automaticamente e ler com fluência.
    • As etapas de aquisição da fluência de leitura não são sucessivas nem automáticas. O aluno que está aprendendo a ler pode ser capaz de ler algumas palavras automaticamente, ler pequenas frases com algum desembaraço e recorrer à decodificação para ler palavras novas, mais longas ou mais difíceis do ponto de vista morfológico. Sem treino supervisionado, dificilmente o aluno desenvolverá fluência adequada.
Ler para Aprender
Aprendemos a ler para ler. E, ao lermos, aprendemos sobre o mundo, sobre a vida, sobre a ciência. Ler para aprender exige a aquisição de outras competências que são desenvolvidas antes de a criança entrar para a escola e ao longo de todo o processo de escolarização.
Ler para Aprender requer:
  • Desenvolvimento de vocabulário. Quanto mais palavras conhecemos, mais compreendemos um texto que contém essas palavras conhecidas. O vocabulário é o fator que melhor prediz nossa capacidade de compreensão. Portanto, quanto mais palavras conhecermos sobre um determinado assunto, maior é a facilidade para o entendimento do texto. A leitura de textos pelo professor é um dos instrumentos mais poderosos para ajudar a criança a desenvolver o vocabulário.
  • Estratégias de compreensão. Para compreender textos, precisamos conhecer as palavras e os conceitos que representam: o vocabulário. Além disso, há estratégias gerais de leitura e conhecimentos específicos sobre a estrutura e os usos sociais da língua que nos ajudam a melhor compreender textos.
Essas duas competências são desenvolvidas por meio de atividades estruturadas, de caráter lúdico, e que adotam métodos e técnicas comprovadamente eficazes para o ensino.

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