segunda-feira, 11 de julho de 2011

A Sociologia: Família - Moradia - Desemprego

A FAMÍLIA 


    A Família, grupo social básico criado por vínculos de parentesco ou matrimônio  presente em todas as sociedades. A família proporciona a seus membros proteção, companhia, segurança e sociabilização. A estrutura e o papel da família variam segundo a sociedade. A família nuclear (dois adultos com filhos) é a unidade principal das sociedades mais avançadas. Na família monoparental os filhos vivem só com o pai ou só com a mãe em situação de celibato (solterismo), viuvez ou divórcio.
    A Família Moderna: A família nuclear era a unidade mais comum na época pré-industrial e ainda é a unidade básica de organização social na maior parte das sociedades industrializadas modernas. Entretanto, a família moderna tem variado no que diz respeito a sua forma mais tradicional, bem como nas suas funções, composição, ciclo de vida e nos papéis da mãe e do pai.
   Tendências Mundiais: Todos os países industrializados estão experimentando tendências familiares similares às do Ocidente. O avanço dos métodos de controle da natalidade e a legalização do aborto reduziram de forma considerável o número de famílias monoparentais não auto-suficientes. Além disso, em todas as sociedades industriais estão aparecendo unidades familiares menores com uma fase pós-paternal mais longa. Nos países em desenvolvimento, a taxa de filhos que sobrevivem em uma família tem aumentado com rapidez à medida que vão sendo controladas as enfermidades infecciosas, a fome e outras causas da mortalidade infantil. Entretanto, a redução desta taxa de mortalidade infantil e o conseqüente crescimento da população apresentam nesses países um grave problema de recursos para a manutenção dos filhos.

GERONTOLOGIA

        Gerontologia, ciência que estuda as pessoas idosas, sua situação social e o fenômeno do envelhecimento.
        Os
gerontólogos estudam o comportamento da sociedade em relação às pessoas idosas e seus principais problemas de saúde. Na maioria das sociedades industrializadas o alto custo de alguns tratamentos tem sido assumido, em parte, por políticas de seguro social. Outro problema deste setor é o nível dos rendimentos e do bem-estar econômico. As sociedades industrializadas concedem, geralmente, sistemas de pensões e seguros médicos.
        A partir de 1920, o número de pessoas idosas nas sociedades industrializadas aumentou de forma considerável.

MORADIA


       Moradia, alojamento permanente dos seres humanos. A história da habitação está diretamente ligada ao desenvolvimento social, econômico e político da humanidade.
      Os primeiros tratados sobre a construção de moradias são encontrados no código de Hamurabi no século XVIII a.C. Durante a época grego-romana o urbanismo era limitado à construção de moradias em lugares defensivos e próximos a fontes de água para abastecimento. Na Europa do século XIII, as cidades tornaram-se centros comerciais e as muralhas proporcionavam proteção contra os invasores. No século XIX, com a chegada da Revolução Industrial, as pessoas rumaram para as cidades, que sofreram um crescimento sem precedentes.
      Na sociedade industrial do século XX, a quantidade e a qualidade da moradia nos países em desenvolvimento e nas zonas mais pobres dos países desenvolvidos continuam insuficientes e não cobrem a demanda de alguns segmentos da população. A função original da moradia era proporcionar proteção, segurança e privacidade, mas atualmente espera-se que ela ofereça vantagens adicionais, como localização adequada, qualidade ambiental e potencial de investimento.

DESEMPREGO

      Desemprego, parada forçada ou desocupação de assalariados que podem e querem trabalhar, porém não encontram um trabalho. As estatísticas de desemprego são habitualmente usadas como medida do bem-estar dos trabalhadores; também demonstram se os recursos humanos do país estão sendo adequadamente aproveitados e servem, ainda, como índice da atividade econômica.
     Os economistas têm descrito as causas do desemprego como friccionais, temporárias, estruturais ou cíclicas. As friccionais são produzidas quando os trabalhadores procuram um emprego e não o encontram de imediato. Neste período são contados como desempregados. A temporária é produzida quando as indústrias estão em baixa temporada, como acontece com a indústria da construção civil, durante o inverno. A estrutural decorre de um desequilíbrio entre o tipo de trabalhadores de que os empresários necessitam e os que estão buscando trabalho. A cíclica resulta da falta de demanda geral de trabalho: quando o ciclo econômico cai, a demanda (procura) de bens e de serviços também diminui e ocorre a demissão de trabalhadores.
     O período de desemprego em massa mais generalizado, recessivo e sério dos tempos modernos foi a Grande Depressão, que seguiu ao crack de Wall Street em 1929 e que provocou mudanças significativas na atitude diante do desemprego, expressas nas políticas do New Deal (novo acordo).
     Nos países industrializados, com seguros-desemprego e outros mecanismos que asseguram os rendimentos, o desemprego não provoca grandes transtornos como anteriormente. Apesar disso, há sinais de que está se tornando um problema de difícil solução.
     Nos países em desenvolvimento da Ásia, África e América Latina existe o problema do subemprego, isto é, gente empregada em tempo parcial ou que trabalha em empregos ineficientes ou improdutivos e, portanto recebem baixos salários, insuficientes para cobrir as suas necessidades.


QUESTÕES PARA REFLETIR

ü  A FAMÍLIA

1. Cite algumas características da família?; (1 Linha)
2. Qual o aspecto social que é modificado pela sociedade?; (1 Linha)
3. A que você atribui à decadência das famílias ditas nucleares? (1 Linha)
4. Cite duas tendências Mundiais de composição familiar:

ü   GERONTOLOGIA
1. Que se entende por Gerontologia?
2. Que importância tem gerontólogos na sociedade atual?
3. Com base na última linha, como serão as pensões ou aposentadorias das próximas décadas?
      
ü   DESEMPREGO
1. Cite a definição técnica para a palavra DESEMPREGO?
2. Para que servem as estatísticas sobre desemprego?
3. Descreva os 4 (quatro) tipos de causas dos desempregos
4. Pesquise e escreva um PEQUENO RESUMO (3 a 4 linhas) sobre o que foi “A Grande Depressão de 1929”!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário