quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Quem disse que ARQUEOLOGIA é coisa do PASSADO?

 

Arqueologia em Foco  (Ensino Fundamental II)



Conteúdo: História dos S@beres das Civilizações Antigas.
Qual a finalidade deste trabalho?
ü  Compreender o que são documentos históricos e suas marcas arqueológicas, denotar sua importância para o sentido de sentido histórico;
ü  Compreender como os arqueólogos analisam e manipulam seus dados pesquisados;
ü  Notar que o tempo se concretiza nas camadas do solo;

Quais Conteúdos nós vamos trabalhar?
ü  A Ciência da Arqueologia;
ü  Construção do conhecimento histórico. 

ü  Anos: 6º e 7º
Tempo estimado: Seis aulas. (ou o tempo que achar conveniente)

Do que vou precisar?

ü Caderno, lápis e textos retirados da internet, livros didáticos e revistas (ver sugestões no final deste plano). Ou digitar nos sites de busca: arqueologia na escola/
     Atenção: Cuidados ao manusear o solo (usar luvas, cuidar de lavar as mãos, etc.;

É bom lembrar:

Antes de qualquer coisa deve-se pensar em situar a ação pedagógica nos estudantes com deficiência auditiva. Por exemplo: Se o aluno for capaz de fazer a leitura orofacial – libras ou alguns sinais -, é interessante que se coloque em duplas ou como achar melhor, para que haja uma coletividade e unificação das propostas em questão. Para o estudante que não ouve é bom que se proporcione a aquisição de alguns objetos que venham a ser trazidos previamente por estes ou o Educador – pedaços de objetos velhos encontrados no lixo, ossos, pedaços de brinquedos... – Tudo pode servir de exposição e tornar-se acervo no momento das descobertas.
Para os alunos que não ouvem é de suma importância que se tenha uma apresentação variada de objetos para que a dupla e a sala, possa explorá-la com mais significância.
Outra sugestão é buscar vídeos sobre o tema em Libras ou copiar e colar este link publicado no R7 da Rede Record: e exibi-los para toda a classe. Obs: Para baixar o vídeo você deve clicar onde tem a marca do Youtube – usando qualquer programa para fazê-lo, é claro!

Como vou fazer?

1º passo:
Caso prefira antes do vídeo ‘acomodar’ os alunos dentro do tema, converse sobre o que se vê naquele espaço: (observe se a área já tenha sido usada por outra pessoa anterior a vocês). Proponha que os alunos avaliem o espaço. Explique que, assim como pesquisadores, eles investigarão o passado - na lata de lixo, no que está escrito no quadro, nas inscrições das carteiras, no mural, nos materiais espalhados e na posição das mesas. Após um breve debate, diga-lhes que respondam à pergunta: o que houve na sala antes que eu chegasse aqui? É claro que eles irão quantificar vários vestígios para o espaço está daquela maneira.

2º passo:
      Coloque os resumos dos relatos coletivos na lousa, procurando relacionar os objetos às interpretações dos alunos. Questões que podem ser respondidas: Quem estava na sala? Alguns alunos foram castigados? Saíram da aula? Como estavam na aula? Proponha que respondam à questão: Como foi possível descrever um relato histórico a respeito do que aconteceu no passado, sem que nós estivéssemos lá para ver?

3º passo:
      Apresente o Vídeo sugerido e após, discuta sobre o tema, sempre resgatando da turma o valor e o sentido da Arqueologia para a construção do sentido de nossa história.
Apresente fotografias de escavações sendo realizadas por arqueólogos. Digite no Google - imagens: arqueologia – Aqui você terá um rico acervo de imagens. Indique o link do nosso Blog: Assim você não só estará aprendendo como também compartilhando S@beres com outros colegas. Pode copiar as imagens textos e colar onde você quiser!
Converse com os alunos sobre os profissionais que procuram vestígios das antigas sociedades. Discuta sobre como os arqueólogos podem saber o que ocorreu perguntando: Que vestígios eles podem encontrar e que interpretações fazem? Como tarefa extraclasse, pode-se pedir que pesquise sobre o tema e construam cartazes, conjuntos de parágrafos... Estes já podem ser expostos na sala – já contando como nota de avaliação.  

passo:
       Para outro dia de aula, sugere-se que tenha um momento de pesquisa na sala de informática. O site do Instituto Itaú Cultural sobre Arqueologia Brasileira e acesse o link "linha do tempo". Solicite que cada dupla entre em um dos links e recolha informações a serem compartilhadas com a classe. O Educador nesse momento administra os educandos para que estes não ‘desviem’ o foco da pesquisa, orientando-os sobre ‘naufragar’ invés de ‘navegar’ na rede.

Avaliação:
      Para avaliar a aprendizagem dos alunos, faça cópias, previamente, de um texto sobre a Serra da Capivara, um Parque Nacional e sítio arqueológico do sertão do Piauí. Ao entrar no site, solicite dos alunos uma leitura aproximadamente de 5 minutos – ou mais -, anotando resumos que julgarem interessantes para serem publicados no mural da sala ou, quem sabe, compartilhados com os colegas em um jornal ecológico. .
Aprofundando o Tema na Net:
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