domingo, 31 de julho de 2011

PROJETO: ALIMENTAÇÃO - HIGIENE


 Projeto: Alimentação, Higiene e Saúde
Justificativa:
A escola é um espaço educativo e formador, além de alfabetizar e repassar informações ela também tem como objetivo formar cidadãos capazes de viver nesta sociedade repleta de novas tecnologias e consumismo exagerado. Então, uma das metas a serem atingidas pela por nossa turma e escola é a formação de valores e hábitos e entre eles está a consolidação dos hábitos de higiene e alimentação a qual deveria já vir formada pela família e que muitas vezes isto não acontece. Cabendo a escola, introduzir e firmar estes hábitos sendo que, para isto é preciso começar pela própria alimentação oferecida aos alunos no horário do lanche, a qual deve permitir a ele o contato com uma alimentação diversificada e saudável.
O professor deve manter o aluno em contato com informações, de preferência de forma lúdica, sobre os alimentos, a higiene com o corpo e com o ambiente.
Objetivo Geral:
Promover o consumo de alimentos saudáveis e manter hábitos de higiene e a consciência de sua contribuição para a promoção da saúde de uma forma atraente, lúdica e educativa.

Público:
Este projeto é destinado aos alunos do Ensino Infantil do Jardim Escola Brincando & Aprendendo (sala de 4 anos).
O segredo de uma boa saúde!

Duração:
Ele pode ser desenvolvido entre 15 e 20, depende do tempo que o professor deseja dispensar aos conteúdos trabalhados,

Objetivos Específicos:

*Identificar e criar o hábito de uma boa alimentação;
*Identificar e investigar o valor nutritivo das frutas, legumes, verduras, carnes, cereais, leite e seus derivados;
*Identificar os cuidados com a higiene pessoal e dos objetos na preparação dos alimentos e ao sentar à mesa para as refeições;

O poder das Frutas...

*Identificar e manter os horários para fazer as refeições, valorizando os momentos reservados a elas;
*Identificar e criar o hábito de uma boa higiene e cuidados com o corpo para ser saudável;
*Desenvolver independência para manter sua higiene pessoal;
*Refletir sobre as suas ações diárias em relação a sua saúde, o que engloba cuidado e preservação com o meio ambiente e com a higiene;
*Conscientização dos órgãos dos sentidos e suas utilidades para a vida diária;
*Identificar a necessidade de contribuir para manter seu ambiente familiar e escolar organizado e limpo para que todos tenham saúde, valorizando as atitudes relacionadas à saúde e ao bem estar individual e coletivo;
*Adquirir conhecimentos das Ciências Naturais, sobre as plantas, vegetais, vacinas, doenças, a importância da água, da chuva e do sol para os seres vivos;
*Identificar as cores; 
*Desenvolver psicomotricidade;
*Desenvolver a criatividade;
*Estimular o desenvolvimento da linguagem oral;
*Estimular o gosto e o hábito pela leitura e escrita;
*Memorizar e aprender através do lúdico;
*Desenvolver a expressão artística;

CONTEÚDOS E ÁREAS DE CONHECIMENTOS:

             Linguagem escrita e oral:

*Linguagem oral;
*Reflexão sobre a linguagem oral e escrita;
*Contato com vários estilos de textos;
*Reconto de textos literários;
*Pseudoleituras;
*Reconhecimento das letras do alfabeto;
*Diferenciação entre letra, sílaba, palavra, frase e texto;
*Escrita espontânea;
**Apreciação da leitura;

              Conhecimento matemático:

*Sistema de numeração, (traçado, noção de quantidade, sequência numérica, ordem numérica);
*Semelhança/diferença, pertinência/correspondência um a um;
*Agrupamento;

Artes:

*Músicas, cantigas,
*Artes plásticas: pintura, modelagem, recorte e colagem com material diverso, desenho livre e dirigido;

Ciências Naturais e Sociais:

*Meio ambiente;
*Seres vivos e suas necessidades;
*Corpo e higiene;
*Órgãos dos sentidos;
*Alimentação e saúde;
*Vegetais;
*A importância da preservação da água e dos recursos naturais (vídeos do youtube);
*Nutrição e desnutrição;
*Hábitos de alimentação e higiene durante a história;
*Regras e princípios sociais;

Corpo e Movimento:

*Descoberta do corpo;
*Motricidade;
*Expressão corporal;
*Movimento;

Recursos:

Livros de literatura infantil;
Revistas ou livros (de recortes);
Fotocópias de atividades para casa e sala de aula
Cópias mimeografadas para atividades de coordenação e pintura em sala;
Aparelho de TV, DVD e filmes;
Tintas, pincel. massa de modelagem, papéis diversos, cola, tesoura;
Material escrito para recorte; (encarte de super-mercado ,farmácia, lojas, revistas jornal e outros);
Fantoches (se possível) confeccionados com cartolina e palito de picolé;
Alimentos para degustação (sala de frutas com os pais e alunos e professores);
Material diverso para trabalhar com os órgãos dos sentidos;
Procedimentos:
Contato com diversos tipos de textos referentes ao tema como: poemas, textos informativos,  parlendas, advinhas, quadrinhas e histórias;
              Confeccionar álbum dos alimentos;
              Confeccionar cartazes sobre os alimentos saudáveis e os prejudiciais à saúde;
              Confeccionar cartazes sobre os horários das refeições;

HORA DA RODA:
   Trabalhar sobre o respeito à mesa e como comer corretamente.
               Fazer pesquisas sobre os hábitos alimentares da família;
               Cruzadinhas;
               Contação de histórias com fantoches;
               Jogo da memória das frutas;
               Atividades de escrita, letra inicial, final, quantas letras, sílabas. (consciência fonológica);
               Atividades com as letras do alfabeto e números;
              Sequência numérica e de quantidade;
              Atividades para trabalhar com os órgãos dos sentidos;
              Atividades com tintas, modelagem, recorte e colagem;
              Brincadeiras cantadas e de movimento no pátio.

Avaliação:
           
A avaliação será realizada durante todo o decorrer do projeto através de observações, anotações pelos professores, pelas conversas e questionamentos na hora da rodinha será possível verificar se houve êxito nos objetivos e também através da resolução das atividades propostas.

Alguns episódios baixados da internet: Turma da Mônica, Doki Descobre, Xuxa e Vídeos sobre os temas que trata do tema: Alimentação e Saúde e Higiene.
Caso queira utlizar este projeto e queira citar a fonte de pesquisa! Boa Sorte!

             teacheremanuel@hotmail.com.br
             teacheremanuel@pop.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário