quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

SALA DE AULA - Leitura & Criança: Uma Lição de Amor e Conhecimento!

Estudantes do 2º Ano da Escola Estadual T. Pinheiro Filho
As crianças aprendem, rapidamente e com bastante facilidade, a maioria dos conteúdos ou situações de aprendizagens que lhes sejam posto à prova. Vários tipos de pesquisas mostram que até os três anos, a criança tem seu desenvolvimento cerebral bem acelerado. Muitos dos célebres músicos, pintores e artistas de nossa história começaram seus primeiros passos por volta dos sete anos de idade. Segundo o relatório americano “Becoming a Nation of Readers” (Tornando-se uma Nação de Leitores), o ato de lê para os filhos, em especial nos anos pré-escolares, é o que lhes darão suporte para que estes venham a ser bons leitores no futuro. Durante o período de aquisição da linguagem ou conhecimento do mundo ao seu redor, a criança é naturalmente observadora e sonhadora. Enquanto alguém lê para esta, um mundo de “cenários” vão sendo criados e, como na maioria das vezes, reformulados de acordo com cada idéia e/ou conceito que já foi  internalizado  por  sua mente.
Estudantes de Emanuel Luna e Kaliane (Educadores do Ensino Infantil do Jardim Escola Brincando e Aprendendo /2009)
Em seus anos formativos todo o tempo que fora dedicado ao filho, lhe apresentando o mundo, refletirão em suas tomadas de decisões, situações adversas, manifestações variadas, formação do caráter etc...
- Fortalecendo o vínculo de afetividade...
            É importante que se construa uma base sólida nas relações entre a criança e o meio, porém torna-se necessário e  fundamental, que haja um estreitamento de cumplicidade entre  o filho e seus pais. “... Sempre notei uma maior facilidade em compreender certos assuntos por parte de Rodrigo, meu primeiro filho”. (Juliana, São Tomé).
Criando os filhos para o mundo...
            Os meios de comunicações, dentre outras fontes (quando mal utilizadas - defende alguns), poluem a cada segundo as mentes de nossas crianças com sentimentos de revolta, de vencer “o mau” praticando “o mau”, construindo “futuros representantes” de culturas estrangeiras. A escritora Dorothy Butler, autora do livro “Babies need Books” (Os Bebês Precisam de Livros) afirma que “a capacidade de raciocínio da pessoa dependerá da qualidade de sua linguagem...” Portanto, livros adequados podem reforçar ou suscitar bons princípios de moral e de valores. Comece agora mesmo a mostrar o mundo letrado ao seu filho. Ele vai adorar te ouvir.
Ler com e por prazer”! É este o grande desafio de nós Educadores e os pais devem, urgentemente, ser participantes ativos dentro deste processo.
(Retirada: Revista S@ber - 1 - Edição 1/ Ano: 2001.



Nenhum comentário:

Postar um comentário