sexta-feira, 25 de março de 2011

O PODER DAS FRUTAS VERMELHAS

Antes de mais nada, pedimos desculpas pela "ausência" de nossos novos posts! Esperamos que esse te desperte o paladar e o apetite, não só da leitura, mas, o desejo de uma vida mais saudável !  
Fotos: Google
Vejamos alguns dos exemplos: O Mirtilo, framboesa, amora, uva rocha, romã, morango.
Elas possuem manganês (formação do tecido conjuntivo e ósseo), ferro (bom pra anemia), cálcio (impulso nervoso, ossos, dentes), todo complexo B (especialmente ácido fólico), ajuda muito nosso cérebro.
Destaque principal: OS ANTIOXIDANTES: Que são aqueles que nos protegem dos radicais livres.
RADICAIS LIVRES: Destroem tudo o que vê pela frente em nosso organismo. Em quantidades normais é bom. No entanto, em excesso, destroem os nossos tecidos, células e acaba trazendo doenças degenerativas como diabetes, arteriosclerose. E se esse radical livre entrar no núcleo da célula poderá até causar um tumor.
Por esse motivo devemos consumir frutas que contenham antioxidantes, para proteger nossas células desse perigo.        
    Substâncias contidas nessas frutas:
Fotos: Google
1) Antocianinas: Além de preservar os antioxidantes em nossas células, ajudam a inibir a agregação plaquetária ou seja, diminuir os coágulos em nosso organismo. Estas substâncias já foram estudas e comprovadas que ajudam a evitar o crescimento do tumor e melhora a nossa circulação. *Pessoas que têm problemas com varizes, hemorróida ou qualquer doença cardiovascular é aconselhável o consumo destas frutas.”
2) Ácido Salicílico: Tem a mesma função da aspirina que  se toma para evitar os coágulos. “*Para que tem alergia à aspirina, deve ter cuidado no consumo das frutas vermelhas, podendo causar alguma reação alérgica.”
3) Quercetina: Que é outra substância antioxidante, mas que tem um efeito antialérgico no organismo, porque inibi as reações alérgicas.
4) Ácido Elágico: Estudos foram feitos com esta substância, por mais de nove anos, na Universidade da Carolina do Sul, comprovando que elas, juntamente com as frutas vermelhas, ajudam a prevenir nosso organismo em até três vezes o fator de câncer, para quem as consome de duas ou até quatro vezes por semana.
            “*A Romã pode ajudar a inibir o câncer de próstata. A dica é retirar as sementes, bater com um pouco de água no liquidificador, fazendo um suco – um extrato – vermelho e congelá-las em porções.”. 
(Digitação Emanuel Luna e Vídeo de Karin Honorato -  Nutricionista Clínica do G1/MG)
Conversando sobre o vídeo: 
a)    Cite três exemplos de frutas vermelhas?
b) Qual o papel da antocianina no organismo?
c) O que entende por “agregação plaquetária” ?
d) E a "Quercetina” ?
e) Explique os resultados dos estudos feitos na Universidade Carolina do Sul?
Outras leituras...
Pesquisadores da Universidade de East Anglia, na Inglaterra, e Harvard acompanharam por 14 anos 133.914 mulheres e 23.043 homens em dois programas de saúde pública: o Nurses' Health Study e o Health Professionals Follow-up Study. Nesse período, 29.018 mulheres 5.629 homens se tornaram hipertensos. Porém, aqueles que consumiram mais antocianinas de morangos e mirtilo tiveram uma redução de 8% no risco.
Os antioxidantes - como os do cacau (chocolate amargo), por exemplo - protegem contra a inflamação das artérias porque estimulam a produção de óxido nítrico na parede interna dos vasos. E este composto é um vasodilatador, melhorando o fluxo de sangue.
Veja as dicas dos especialistas:

     ABUSE DE ANTIOXIDANTES - Esses compostos estão entre os mais estudados no controle da pressão. Segundo Marcela Knibel, eles devem estar em todas as refeições, de quatro a seis vezes ao dia. A quantidade dependerá do peso, estatura e gasto energético diário de cada um. Além das frutas vermelhas, ela recomenda chocolate amargo acima de 70% de cacau, pêssego, suco de romã, linhaça dourada, farelo de aveia, frutas oleaginosas (castanhas, noz e pistache), maçã, alcachofra, soja, pimenta-da-jamaica, canela, cravo-da-índia, manjericão, orégano, alecrim, noz moscada e feijões. Isabel Jereissati lembra que as frutas secas, como ameixas e damasco, são ótimas fontes de potássio (elemento com efeito vasodilatador), assim como a água de coco. Estudos mostram que ingerir potássio em boa quantidade até ajuda a reduzir a dose de anti-hipertensivos.
     MAIS LATICÍNIOS - Prefira os desnatados e light. O cálcio, diz Virginia Nascimento, ajuda a controlar o sódio, que, em excesso, aumenta pressão arterial. Já o magnésio, também encontrado no leite e em cereais, $o tônus e contração dos vasos e das artérias, estimulando o relaxamento, o que permite o melhor fluxo de sangue.
    O PODER DOS DIURÉTICOS - As pessoas que já sofrem de hipertensão podem conseguir alguma melhora consumindo mais alimentos diuréticos. Mas, antes, devem consultar seus médicos. Em seu livro, Marcela Knibel sugere usar mais erva-doce, salsão, coentro, berinjela, hortelã, limão, abacaxi, melancia e maracujá. Eles evitam a retenção líquida. Alimentos ricos em vitamina C, como frutas cítricas, têm efeito comprovado contra a pressão alta.
     (Fonte: Antônio Marinho - O Globo)

VEJA ALGUMAS FRUTAS VERMELHAS E SUAS PROPRIEDADES

- Morango: O morango é fonte de vitamina C, catequinas e compostos fenólicos. Pesquisas associam o consumo de morango com a redução dos níveis do colesterol ruim (LDL). A versão orgânica é a mais indicada, já que é um dos alimentos mais contaminados com pesticidas.


- Maçã: Fonte de fibra solúvel, a pectina, que colabora com um bom trabalho intestinal. A fruta contém também ácido málico, que contribui para absorção de vitamina C no organismo e estimulante das funções cerebrais.

- Caqui: Assim como a maçã também tem alto teor de fibras, além de ser fonte de fósforo, cálcio e betacaroteno, que tem função antioxidante, combatendo os radicais livres.

- Melancia: Tem grande quantidade de água, o que faz com que seja um excelente diurético. Combate a ação dos radicais livres graças a duas substâncias, a glutationa e o licopeno. Contém em sua composição fósforo, ferro e cálcio e vitaminas do complexo B.

- Cereja: A fruta oferece proteção contra doenças cardiovasculares devido a quantidade de flavonóides presente nela. Também fonte de vitaminas A e C, e de fibras solúveis.

MUITA SAÚDE E VIVA ÀS FRUTAS! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário