O termo Sociologia foi criado por Auguste Comte em 1838 (séc. XVIII), que pretendia unificar todos os estudos relativos ao homem — como a História, a Psicologia e a Economia.
Mas foi com Karl Marx (à direita), Émile Durkheim (abaixo e à esquerda) e Max Weber (à direita) que a Sociologia tomou corpo e seus fundamentos como ciência foram institucionalizados.
Auguste Comte
Auguste Comte |
A Sociologia tem a função de, ao mesmo tempo, observar os fenômenos que se repetem nas relações sociais – e assim formular explicações gerais ou teóricas sobre o fato social –, como também se preocupa com aqueles eventos únicos, como por exemplo, o surgimento do Capitalismo ou do Estado Moderno, explicando seus significados e importância que esses eventos têm na vida dos cidadãos.
Como toda forma de conhecimento intitulada ciência, a Sociologia pretende explicar a totalidade do seu universo de pesquisa. O conhecimento sociológico, por meio dos seus conceitos, teorias e métodos, constituem um instrumento de compreensão da realidade social e de suas múltiplas redes ou relações sociais.
Émile Durkheim |
Além de suas aplicações no planejamento social, na condução de programas de intervenção social e no planejamento de programas sociais e governamentais, o conhecimento sociológico é também um meio possível de aperfeiçoamento do conhecimento social, na medida em que auxilia os interessados a compreenderem mais claramente o comportamento dos grupos sociais, assim como a sociedade com um todo. Sendo uma disciplina humanística, a Sociologia é uma forma significativa de consciência social e de formação de espírito crítico.
A Sociologia nasce da própria sociedade, e por isso mesmo essa disciplina pode refletir interesses de alguma categoria social ou ser usado como função ideológica, contrariando o ideal de objetividade e neutralidade da ciência. Nesse sentido, se expõe o paradoxo das Ciências Sociais, que ao contrário das ciências da natureza (como a biologia, física, química etc.), as ciências da sociedade estão dentro do seu próprio objeto de estudo, pois todo conhecimento é um produto social. Se isso a priori é uma desvantagem para a Sociologia, num segundo momento percebemos que a Sociologia é a única ciência que pode ter a si mesma com objeto de indagação crítica.
Orson Camargo
Colaborador Brasil Escola
Graduado em Sociologia e Política pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo – FESPSP
Mestre em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
Colaborador Brasil Escola
Graduado em Sociologia e Política pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo – FESPSP
Mestre em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
ORIENTAÇÃO PARA O TRABALHO
ATENÇÃO:
O Trabalho constará de 4 (quatro) componentes;
ATENÇÃO:
O Trabalho constará de 4 (quatro) componentes;
- SOMENTE deverá ser aceito se for manuscrito e apresentando as LETRAS de TODOS OS COMPONENTES e com a ETIQUETA os identificando;
- Cada uma das 15 questões corretas valerá 0,54 TOTALIZANDO 8,1 PONTOS;
- A NOTA DE PARTICIPAÇÃO SERÁ DE 2,0 PONTOS!
1) Respondendo com base no texto:
A) Defina em duas linhas um dos objetivos da Sociologia:
B) Diferencie Sociologia e Psicologia:
C) Quem foi Auguste Comte e sua contribuição para a Sociologia:
D) Descreva qual o desafio visto como resposta acadêmica no início do século XVIII:
E) Cite duas funções da Sociologia:
F) Como você ver, de acordo com o texto, os conhecimentos sociológicos:
G) No âmbito de estudo de pesquisas a sociologia se estrutura nas situações abaixo. Cite alguns exemplos para cada uma delas:
ü Grupos étnicos:
ü Classes Sociais:
ü Gênero:
ü Violência:
ü Instituições:
MARQUE A SITUAÇÃO CORRETA:
1) “Além de suas aplicações no planejamento social, na condução de programas de intervenção social e no planejamento de programas sociais e governamentais, o conhecimento sociológico é também”:
a) ( ) Uma forma de se aceitar as construções da sociedade;
b) ( ) Um meio de consumação dos valores sociais aceitos;
c) ( ) Um meio admissível de edificação da informação da sociedade;
d) ( ) N.D.A.
2. “Sendo uma disciplina humanística, a Sociologia é...”
A) ( ) Uma forma expressiva de consciência das pessoas que compõem o grupo social e de formação de espírito de saber discernir, intervir e participar ativamente dos processos sociais;
B) ( ) Uma forma dinâmica de se encarar a consciência social e as construções da sociedade de forma individualizada;
C) ( ) Uma forma simples de encarar significativamente sua consciência crítica e o espírito individual de criticar as coisas;
D) ( ) A alternativas “B” e “C” estão corretas;
3. “A sociologia enquanto objeto de estudo tem a sociedade, sua organização social e também...”
A) ( ) Os métodos que se integram aos indivíduos de maneiras individualizadas e conectadas em associações;
B) ( ) Os procedimentos que, interligados aos indivíduos pretendem se unir em grupos, visam formar instituições e associações;
C) ( ) Os métodos que integram os indivíduos grupalmente, instituições e associações;
D) ( ) Só a letra “C” está correta;