sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

1º DE JANEIRO! Brindemos a Chegada de uma Nova Década!

       O Dia da Fraternidade Universal é um feriado mundial e é comemorado no dia 1º de Janeiro.
google imagens
      O Dia da Confraternização Universal ou o Dia da Paz Universal é comemorado em quase todo o mundo em primeiro de janeiro. Nesse dia, as pessoas trocam votos de alegria, de paz e de felicidade para o ano que se inicia. Tradicionalmente há uma vigília na noite de 31 de dezembro, quando se comemora com muita festa a passagem do ano. 
     Esse dia foi criado em 1968, pelo Papa Paulo VI, para que fosse celebrado pelos verdadeiros amigos da Paz, independente de credo, etnia, posição social ou econômica.
     E assim é comemorado... Aquelas mesmas tradições... e folclore que muitas pessoas repetem ano após ano e, na maioria das vezes, nada muda! Tudo não passa apenas de ma mudança de data e não de postura.
     Mas queremos aproveitar o momento para Brindarmos com nossos Leitores! Afinal surgimos praticamente juntos com o Ano acaba de nascer! 
    Por isso esparamos que continue nos admirando e sendo amantes do S@ber e de uma boa leitura! Felicidades e Muitas Realizações! 

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


RECOMEÇAR - Paulo Roberto Gaefke 
(mensagens do google)
 
Não importa onde você parou...
em que momento da vida você cansou...
o que importa é que sempre é possível e necessário
"Recomeçar".
Recomeçar é dar uma nova chance a si mesmo...
é renovar as esperanças na vida e o mais importante...
acreditar em você de novo.
Sofreu muito nesse período?
foi aprendizado...
Chorou muito?
foi limpeza da alma...
Ficou com raiva das pessoas?
foi para perdoá-las um dia...
Sentiu-se só por diversas vezes?
É por que fechaste a porta até para os anjos...
Acreditou que tudo estava perdido?
Era o início da tua melhora...
Pois é...agora é hora de reiniciar...de pensar na luz...
de encontrar prazer nas coisas simples de novo.
Que tal um novo emprego? Uma nova profissão?
Um corte de cabelo arrojado... diferente?
Um novo curso... ou aquele velho desejo de aprender a
pintar... desenhar... dominar o computador...
ou qualquer outra coisa...
Olha quanto desafio...
quanta coisa nova nesse mundão de meu Deus te esperando.
Tá se sentindo sozinho? besteira...
tem tanta gente que você afastou com
o seu "período de isolamento"...
tem tanta gente esperando apenas um sorriso teu
para "chegar" perto de você.
Quando nos trancamos na tristeza...
nem nós mesmos nos suportamos...
ficamos horríveis... o mal humor vai comendo nosso fígado...
até a boca fica amarga.
Recomeçar...
hoje é um bom dia para começar novos desafios.
Onde você quer chegar?
Vá alto... sonhe alto... queira o melhor do melhor...
queira coisas boas para a vida...
pensando assim trazemos prá nós aquilo que desejamos...

Se pensamos pequeno... coisas pequenas teremos...
já se desejarmos fortemente o melhor e
principalmente lutarmos pelo melhor...
o melhor vai se instalar na nossa vida.
E é hoje o dia da faxina mental...
jogar fora tudo que te prende ao passado...
ao mundinho de coisas tristes...
fotos... peças de roupa, papel de bala...
ingressos de cinema... bilhetes de viagens...
e toda aquela tranqueira que guardamos
quando nos julgamos apaixonados...

jogue tudo fora... mas principalmente...
esvazie seu coração... fique pronto para a vida...
para um novo amor...

Lembre-se somos apaixonáveis...
somos sempre capazes de amar muitas
e muitas vezes... afinal de contas...
Nós somos o "Amor"...

   

Por que usamos a ALIANÇA na mão ESQUERDA e não na DIREITA?

Google Imagens
       Os egípcios, por volta de 2800 a.C., já usavam um anel para simbolizar o laço matrimonial. Para eles, um círculo, não tendo começo nem fim, representava a eternidade à qual a união se destinava. 
        Cerca de 2 000 anos depois, os gregos descobriram o magnetismo, que acabou influindo também nessa simbologia. Estes povos creditavam que o terceiro dedo da mão esquerda possuía uma veia que levava diretamente ao coração, passaram a usar nele um anel de ferro imantado, para que os corações dos amantes permanecessem para sempre atraídos um pelo outro. O costume foi adotado pelos romanos e o Vaticano continuou com a tradição. Contudo o anel de noivado foi introduzido no ano 860, por decreto do papa Nicolau I (858-867), que o instituiu como uma afirmação pública obrigatória da intenção dos noivos. "A aliança passa da mão direita para a mão esquerda para representar a aproximação do compromisso definitivo. Do lado esquerdo, ela fica mais próxima do coração", afirma o padre Eduardo Coelho, da arquidiocese de São Paulo em entrevista.
        Atualmente a aliança, vista por uns como simples simbologia ou formalismo, ainda é muito aceita e há mulheres que fazem questão que o homem a use. "Cá entre nós": Você acha que o uso da aliança influencia na fidelidade do homem à esposa ou vice-versa? Já pensou se fosse descoberto pela ciência: "A Aliança que evita a Infidelidade entre os Casais!" Calma! Ainda não inventaram essa! Mas inventaram o Amor. E é este o único meio de unir e jamais separar um casal. Se já encontrou o seu, não desita! Ele pode estar logo ali.                         
Imagens do "google" - Brincando com o Tema...
 

"Comédias aparte, a verdade é que todos nós, com Aliança ou não, parece estarmos 'predestinados a ela'... Afinal, mais cedo ou mais tarde se você ainda não é uma vítima 'dela', vai se tornar!" kkkkkk...




      (texto adaptado da revista Mundo Estranho. e site: http://alienado.com.br)

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

O Dízimo nas Religiões: [...] "sou favorável a colaboração dos que ali comungam, mais claro que como qualquer movimento que seja liderados por humanos vai sempre existir vez ou outra o “pecado” que é inerente a própria existência humana" [...]

Mestre em ensino das Ciências Naturais e Matemática pela UFRN
Olhando sobre a ótica da contemporaneidade, toda e qualquer instituição que precise ser gerida e esteja incluída em um mundo capitalista – isto é – tenha despesas, tanto na manutenção quanto na mais básica necessidade humana que o alimentar é necessário ter receitas para dar continuidade a sua existência. Com as igrejas isto não é diferente, por isso sou favorável a colaboração dos que ali comungam, mais claro que como qualquer movimento que seja liderados por humanos vai sempre existir vez ou outra o “pecado” que é inerente a própria existência humana e este por muitas vezes ganham os holofotes da atenção que se atenua nos debates de certo ou errado, quando é mais fácil esconder nossas falhas humanas no certo ou errado em um julgamento cartesiano onde só possa existir duas medidas para dois pesos, do que encarar uma reflexão mais aprofundada já poderíamos questionar o “ser ou não ser” para o ser e ser, talvez esse exercício aproxime-se dos avanços da epistemologia científica enquanto a luz está ai para comportar-se simultaneamente com ser e ser (onda e partícula) numa simetria que desafia de Euclídes a Descartes.                                  

domingo, 26 de dezembro de 2010

DÍZIMO: Três Opiniões sobre um dos mais questionados pontos das Religiões

AS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
O Que? O dízimo era parte de um código de leis dadas por Deus, mediante Moisés, à antiga nação de Israel.
Porquê?  - A lei exigia que doze tribos de Israel sustentassem uma 13ª tribo, a dos levitas sacerdotais, que não tinham herança de terras. Isto habilitava os levitas a concentrar-se nas necessidades espirituais daquela nação. (Números 18:21-24)
A ordem de Deus sobre o dízimo era um assunto sério. (Levítico 5:14-16) Embora nem todo israelita pudesse fazer parte do sacerdócio, todos podiam compartilhar em sustentar o serviço sacerdotal por meio do dízimo. Tudo isto se achava incluído na lei de Deus sobre o dízimo. Portanto, este se ajustava às circunstâncias daquele povo antigo.
Para quê? - Alguns anos depois da ressurreição de Jesus, os apóstolos chegaram a uma conclusão unânime. Não se devia sobrecarregar os cristãos com tudo  que constava na lei de Moisés. Havia, porém, algumas “coisas necessárias” que tinham de ser obedecidas. (Atos 15:25, 28, 29) É interessante que a lei de Deus sobre o dízimo não foi alistada entre as “coisas necessárias” para os cristãos. Mais tarde, o apóstolo Paulo explicou que o pacto da lei de Deus com Israel tinha sido abolido pela morte de Jesus. (Colossenses 2:14) — Gálatas 6:2; Hebreus 7:12.
O apóstolo Paulo vivia em harmonia com esta mudança de lei. (Atos 18:3, 4) Que orientações, então, possuem os cristãos quanto à questão de contribuir? Quanto deveria contribuir?
Caso desejem, os cristãos podem dar até mais do que uma décima parte caso possam fazê-lo. — Lucas 18:22; Atos 20:35.
Dar um décimo de seu salário, por exemplo confrontado com alguma despesa urgente, um acidente ou uma doença, talvez privasse os membros de sua família das necessidades da vida. Isso seria anticristão. Mateus 15:5-9; 1 Timóteo 5:8.
A contribuição do cristão é voluntária. Leva em conta que cada pessoa tem circunstâncias diferentes na vida. “Se houver primeiro a prontidão”, a Bíblia diz, “é especialmente aceitável segundo o que a pessoa tem, não segundo o que a pessoa não tem”. — 2 Coríntios 8:12.
Quanto, então, deve dar? Essa é uma questão que somente o cristão pode resolver por si mesmo. Como insta a Bíblia: “Faça cada um conforme tem resolvido no seu coração, não de modo ressentido, nem sob compulsão, pois Deus ama o dador animado.” (2 Coríntios 9:7) O dízimo era uma provisão do pacto da Lei mosaica para sustentar o templo e o sacerdócio de Israel. Para os cristãos, atualmente, não é uma ordem, nem é necessário.

ASSEMBLEIA DE DEUS

O Que? - A palavra hebraica para Dízimo (Ma’aser) significa literalmente “décima parte”. Sendo assim, o dízimo é a décima parte de tudo o que ganhamos (2 Cron. 31:5). O Dízimo também é uma aliança entre  Deus e o homem (Gênesis 28:22).
Porquê? - O Dízimo deve ser entregue, porque é do Senhor Deus (Levítico 27:30).
O Dízimo era, e é usado como forma de gratidão a Deus por todas as bênçãos divinas dispensadas sobre o homem (Gênesis 14:20).
            Vemos em Deuteronômio 26:12-14, uma oração daquele que pratica a Lei do Dízimo, no resumo desta oração aprendemos que não devemos ficar com aquilo que pertence ao Senhor Deus.
A Bíblia nos ensina que o homem rouba a Deus através da não observância e cumprimento  da Lei do Dízimo (ML. 3:8,9).
É uma ordem de Deus entregar o Dízimo na congregação (ML. 3:10).
Para quê? - Desde o princípio, o Dízimo era usado para manutenção da Obra de Deus (ML. 3:10); Usada para sustento dos obreiros (NU. 18:21); Para ajudar os necessitados (Deut. 14:28,29). Pode-se perguntar: “Se o Dízimo é do Senhor, qual o porquê de entregá-lo aos homens?” Simplesmente porque Deus os escolheu para realizar sua Obra na terra.
Obs. “Jesus, em seu ministério , contava com mulheres que o ajudava com suas fazendas (Lc. 8:3)”. “Também existia algo que a Bíblia chama de Bolsa, onde eram colocadas ajudas” (Jo. 12:5,6).
 
CATÓLICOS
  O Que?  - Gratidão a Deus, comunhão e participação. Testemunho de fraternidade, partilha comunitária.
Porquê? - O Dízimo é uma fonte de bênçãos, porque tudo que é feito com amor, agrada a Deus.
Deus não se vende, nem pelo Dízimo, o qual oferecemos a Ele; nem por qualquer outra oferta. Ele se dá por inteiro, e sempre! A quem o acolhe de forma suficiente, que somos nós.
É, antes de tudo, um caminho de conversão.
 Para quê?  Para o culto de Deus, para  sustentação digna dos Sacerdotes e para reconstrução e a conservação do templo de Deus.
Para atender os pobres nas múltiplas formas existentes em nossa comunidade.
Para ajudar na formação dos agentes de pastorais, manutenção de Seminários, Arquidiocese, animadores de comunidades, cursos, retiros
  
       (Revista S@ber 1 - p. 4)
 Imagens selecionadas sobre o Tema!


quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Como nasceu o MASCOTE do blog?

Dr. S@ber: Nosso Mascote!
  O Dr. S@ber representa um link entre os Leitores e nosso Blog! Qualquer dúvida, pergunte para ele. Seu nascimento começou quando planejavá-mos criar um personagem para representar a Turma Concluinte do Ensino Infantil do Jardim Escola Brincando & Aprendendo - 2009 - São Tomé/RN. Foi aí que surgiu a ideia de criarmos o Dr. S@ber. Com muita dedicação por parte da Diretora (Professora Josenaide), a Coordenação da Escola (Professora "Kankika"), Secretária da Escola (Graça), (Tico) no apoio tecnológico, e todo o pessoal de apoio, trabalhamos e concluimos um lindo painel que ajudou a ornamentar a noite da Colação de Grau de nossos Formandos/2009
           Agora com o surgimento desde blog, Dr. S@ber está sendo convidado a representar nossos publicações. Ops! Já tem gente até cogitando uma companheira para ele. Vê se pode? Vamos pensar nisso com carinho...                                                                    (A Redação)
                                                                                                                                   

SALA DE AULA - Leitura & Criança: Uma Lição de Amor e Conhecimento!

Estudantes do 2º Ano da Escola Estadual T. Pinheiro Filho
As crianças aprendem, rapidamente e com bastante facilidade, a maioria dos conteúdos ou situações de aprendizagens que lhes sejam posto à prova. Vários tipos de pesquisas mostram que até os três anos, a criança tem seu desenvolvimento cerebral bem acelerado. Muitos dos célebres músicos, pintores e artistas de nossa história começaram seus primeiros passos por volta dos sete anos de idade. Segundo o relatório americano “Becoming a Nation of Readers” (Tornando-se uma Nação de Leitores), o ato de lê para os filhos, em especial nos anos pré-escolares, é o que lhes darão suporte para que estes venham a ser bons leitores no futuro. Durante o período de aquisição da linguagem ou conhecimento do mundo ao seu redor, a criança é naturalmente observadora e sonhadora. Enquanto alguém lê para esta, um mundo de “cenários” vão sendo criados e, como na maioria das vezes, reformulados de acordo com cada idéia e/ou conceito que já foi  internalizado  por  sua mente.
Estudantes de Emanuel Luna e Kaliane (Educadores do Ensino Infantil do Jardim Escola Brincando e Aprendendo /2009)
Em seus anos formativos todo o tempo que fora dedicado ao filho, lhe apresentando o mundo, refletirão em suas tomadas de decisões, situações adversas, manifestações variadas, formação do caráter etc...
- Fortalecendo o vínculo de afetividade...
            É importante que se construa uma base sólida nas relações entre a criança e o meio, porém torna-se necessário e  fundamental, que haja um estreitamento de cumplicidade entre  o filho e seus pais. “... Sempre notei uma maior facilidade em compreender certos assuntos por parte de Rodrigo, meu primeiro filho”. (Juliana, São Tomé).
Criando os filhos para o mundo...
            Os meios de comunicações, dentre outras fontes (quando mal utilizadas - defende alguns), poluem a cada segundo as mentes de nossas crianças com sentimentos de revolta, de vencer “o mau” praticando “o mau”, construindo “futuros representantes” de culturas estrangeiras. A escritora Dorothy Butler, autora do livro “Babies need Books” (Os Bebês Precisam de Livros) afirma que “a capacidade de raciocínio da pessoa dependerá da qualidade de sua linguagem...” Portanto, livros adequados podem reforçar ou suscitar bons princípios de moral e de valores. Comece agora mesmo a mostrar o mundo letrado ao seu filho. Ele vai adorar te ouvir.
Ler com e por prazer”! É este o grande desafio de nós Educadores e os pais devem, urgentemente, ser participantes ativos dentro deste processo.
(Retirada: Revista S@ber - 1 - Edição 1/ Ano: 2001.



terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Sejam Bem Vindos!

Emanuel Luna (Editor do Blog)
    Tudo começou no ano de 2001 quando pensamos em criar um meio de comunicação que pudesse informar e formar cidadãos, tornando-os cada vez mais atraídos por uma boa leitura que, de forma simples, pudesse atender às suas espectativas e aspirações.
    Assim nascia a primeira Revista Cultural de nossa Região: A Revista S@BER!  
   Depois de Sete números publicados, centenas de matérias e temas abordados, ela renasce através deste blog, que gentilmente traz o seu nome, para o prazer de seus esfomeados leitores!
   Estamos felizes que você amigo do passado possa relembrar nossas publicações e ansiosos para mostrar aos mais novos o prazer de viver do conhecimento.
    Ajude-nos a construir e solidificar nossa identidade. Esperamos suas sugestões, críticas e principalmente sua participação. Divulgue nosso link para um amigo e aguarde nossas postagens...
Emanuel Luna
(Especialista em Ensino Infantil e os
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Pedagogo e Professor de Inglês)